Como a automatização de processos e transformação digital influenciam no processo de venda do mercado imobiliário?

A Transformação digital e a automatização de processos já são uma realidade há algum tempo e hoje é um dever para as empresas se dedicarem e adaptarem a essa nova realidade.

Com a mudança do comportamento do consumidor e o surgimento da Pandemia do COVID-19, as empresas de forma geral e principalmente o setor imobiliário, incorporadores e imobiliárias, tiveram que “na marra” correr atrás da transformação digital, criar e redefinir processos e principalmente da área de marketing e vendas.

Evoluímos anos em meses, e isso é muito benéfico e saudável para toda a cadeia de atores do Mercado Imobiliário. Como já falamos bastante de transformação digital no post anterior vamos agora conhecer alguns conceitos de processos de automatização e transformação digital e como eles estão ligadas no processo de venda do mercado imobiliário.

A automação de vendas se trata de um conjunto de estratégias e processos adotados para tornar os processos de vendas em uma empresa mais eficientes. EPA!!! Mas no parágrafo anterior você falou automatização e no início desse parágrafo, automação, não é a mesma coisa?! (Ai que bom que você notou, achei que não teria o gancho pra falar da diferença) Respondendo, não, não são a mesma coisa, mas as duas fazem parte do processo de venda e estão ligadas a Tecnologia! AHÁÁ!!!
Primeiro, a automação é um termo que se refere a mecanismos autorreguláveis, ou seja, são ferramentas que introduzem correções em seu funcionamento sem a necessidade de uma interferência humana, é muito usado no setor industrial, como por exemplo, através de um Big Data Analytics que coleta dados das máquinas da produção e identifica qualquer mudança no padrão de performance, assim pode evitar e corrigir algum possível risco de quebra na produção.

Já na automatização, os sistemas precisam da interferência humana para realizarem as correções.

Uma analogia muito interessante para descrever isso é a do ar condicionado e do ventilador, no ar condicionado você tem um sistema de automação pois ele regula a temperatura e a intensidade do ar através de processos autorreguláveis, já no ventilador, você tem uma interferência humana para mudar a intensidade e direção do ar por exemplo.

Vamos aplicar os dois em um processo de venda para que fique claro.

IMPORTANTE!! O processo de venda e de automatização da venda pode ter tantas fases quanto a automação, vai depender de cada produto e de cada serviço e da estratégia da empresa.

Entendido a diferença entre elas, preciso dizer que, o intuito da automação é trazer mais produtividade para os colaboradores de venda, para que eles entrem em cena somente quando o cliente estiver maduro para comprar e não percam tempo com processos repetitivos como enviar informações iniciais ao cliente, sem falar na redução de custos ao longo do tempo, com a automação eu consigo atingir mais pessoas com menos investimento e reduzir a equipe destinada a todo o processo de atendimento comercial.

A Tecnologia está presente em todo o processo de venda, através da inteligência artificial para autorregulação, no Bots de atendimento com respostas automáticas, do BI (Business Intelligence), coletando dados desde os acessos ao site até quem comprou o produto formando um grande Big Data para que os gestores possam analisar e traçar estratégias mais assertivas e de forma mais rápida, o que é fundamental, e também, criando planos de contingência.

Dentro da Realsmart já temos automação e automatização do processo de venda através da tecnologia, e inclusive um Business Intelligence para analisar todos os dados de campanhas, de acesso ao nosso aplicativo, ao site, a formulários, taxa de conversão e assim podemos de fato entregar resultado e inteligência para os nossos clientes, os incorporadores.

Nos nossos próximos encontros vamos falar muito sobre Incorporação, Gestão Comercial, Tecnologia e Experiência! Fique ligado e se tiver alguma dúvida, nos envie! 😊
https://realsmart.com.br/

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